O que é o projeto?

O projeto “Entre Páginas” visa possibilitar o acesso a atividades de leitura mediada por menines internados em hospitais, contribuindo para o bem-estar físico e mental das crianças em privação de liberdade. Para garantir a inclusão de menines internades em “clubes de leitores”, há necessidade de que os livros recebam cuidados especiais, um tratamento artesanal, que consiste em revestir as páginas do livro com um plástico transparente e é chamado de “empaginação”, através dele é possível realizar a higienização do exemplar, garantindo a descontaminação, atitude indispensável em ambiente hospitalar.

Como surgiu o projeto?

Em 2018, a professora Mariotides Gomes Bezerra (Tide) cursou Mestrado Profissional na Faculdade de Letras da UFMG e apresentou a demanda de desenvolver um projeto de leitura literária na escola do hospital onde trabalhava. Além de tornar conhecida a realidade de uma escola em hospital, a experiência nos mostrou que a leitura é um auxiliar importante no tratamento de saúde, contribuindo para o bem-estar físico e mental das crianças em privação de liberdade. 

Em 2019, então, a Faculdade de Letras assumiu a “empaginação” dos livros que teriam como destino o Hospital de Clínicas da UFMG, local de atuação da professora Tide. Esse projeto ganhou o nome de “Entre Páginas”, escolhido pelas crianças e adolescentes internados no Hospital de Clínicas, e foi coordenado pelo Ambiente Livre e Colaborativo do Estudante (ALCE), um outro projeto desenvolvido na Faculdade de Letras, que conta com duas bolsistas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE/UFMG). 

Atualmente, o Projeto está registrado no Sistema de Extensão da UFMG, é desenvolvido pela Faculdade de Letras e pelo Hospital de Clínicas. Contou com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE/UFMG) em 2020 e hoje é apoiado pela PROEX/UFMG.

Como o projeto atuou na pandemia?

A tarefa de “empaginação” tem sido realizada por voluntários, sobretudo alunos da Faculdade de Letras, os quais têm realizado oficinas com essa finalidade tanto nessa Faculdade como em vários outros espaços da cidade, além de conseguir livros e materiais para realizar o tratamento artesanal. A formação de um acervo literário no Hospital de Clínicas é o objetivo dos esforços da equipe do “Entre Páginas”, cuja constituição pretende abranger vários públicos: as crianças e jovens prioritariamente, mas também seus acompanhantes, pessoas que muitas vezes sofrem com a ociosidade, por precisarem enfrentar o longo tratamento de saúde de seus parentes. Funcionários do Hospital também são candidatos potenciais ao atendimento por esse acervo. 

Em 2020, devido à pandemia da Covid-19, uma bolsista da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE/UFMG), professoras e outros voluntários trabalharam na gravação de histórias literárias, disponibilizadas pela equipe de enfermagem através do sistema de som da ala pediátrica do Hospital de Clínicas. Assim, todos os dias os “audiolivros” eram “degustados” pelas crianças e adolescentes internados, pelos seus acompanhantes e pela equipe hospitalar. 

Como o projeto acontece atualmente?

Desde o inicio de 2022, o projeto de extensão Entre Páginas não produz mais “audiolivros”, visto que, com a reabertura e flexibilização das políticas de combate à pandemia, o foco do projeto se adaptou a modalidade presencial, assim, as gravações foram substituídas visitas presenciais e semanais ao Hospital das Clínicas e nelas ocorrem as mediações de leitura nos leitos. A mediação é um processo onde a bolsista vai até o leito dos pacientes para ler alguma história, possibilitando, assim, a criação de um vínculo com a literatura, mesmo por aqueles que ainda não estão alfabetizados e aqueles que afirmam não gostar de ler.

Os ateliês de “empaginação” continuam ocorrendo na Faculdade de Letras e graças à essa iniciativa, nosso acervo de livros empaginados conta com mais de 90 obras.

Como você pode colaborar?

A participação tem acontecido com a “empaginação” como voluntário nos ateliês do projeto, que acontecem, em geral, na Faculdade de Letras da UFMG. Pode também doar materiais (papel contact – entre em contato para saber o modelo que utilizamos – livros literários, régua e tesoura). Para mais detalhes, entre em contato pelo e-mail do “Entre Páginas”: entrepaginasufmg@gmail.com

Equipe:
Faculdade de Letras da UFMG
Adriane Teresinha Sartori (Professora)

Daniervelin Renata Marques Pereira (Professora)

Alícia Azevedo Tavares (Bolsista PROEX – 2024)

Fernanda Riggio (Voluntária do projeto)

Rubens Magalhães Correa (Voluntário do projeto)

Hospital de Clínicas da UFMG
Mariotides Gomes Bezerra (Professora)

Maria Aparecida Salgado

Hanriete Rotelli Temponi