O que é o projeto?

O projeto “Entre Páginas” visa possibilitar o acesso a atividades de leitura mediada por menin@s internados em hospitais, contribuindo para o bem-estar físico e mental das crianças em privação de liberdade. Para garantir a inclusão de menin@s internad@s em “clubes de leitores”, há necessidade de que os livros recebam cuidados especiais, um tratamento artesanal, chamado de “empaginação”, através do qual é possível realizar a higienização do exemplar, garantindo a descontaminação, atitude indispensável em ambiente hospitalar.

Como surgiu o projeto?

Em 2018, a professora Mariotides Gomes Bezerra (Tide) cursou Mestrado Profissional na Faculdade de Letras da UFMG e apresentou a demanda de desenvolver um projeto de leitura literária na escola do hospital onde trabalhava. Além de tornar conhecida a realidade de uma escola em hospital, a experiência nos mostrou que a leitura é um auxiliar importante no tratamento de saúde, contribuindo para o bem-estar físico e mental das crianças em privação de liberdade. 

Em 2019, então, a Faculdade de Letras assumiu a “empaginação” dos livros que teriam como destino o Hospital de Clínicas da UFMG, local de atuação da professora Tide. Esse projeto ganhou o nome de “Entre Páginas”, escolhido pelas crianças e adolescentes internados no Hospital de Clínicas, e foi coordenado pelo Ambiente Livre e Colaborativo do Estudante (ALCE), um outro projeto desenvolvido na Faculdade de Letras, que conta com duas bolsistas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE/UFMG). 

Atualmente, o Projeto está registrado no Sistema de Extensão da UFMG, é desenvolvido pela Faculdade de Letras e pelo Hospital de Clínicas e tem o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE/UFMG).

Como o projeto acontece?

A tarefa de “empaginação” tem sido realizada por voluntários, sobretudo alunos da Faculdade de Letras, os quais têm realizado oficinas com essa finalidade tanto nessa Faculdade como em vários outros espaços da cidade, além de conseguir livros e materiais para realizar o tratamento artesanal. A formação de um acervo literário no Hospital de Clínicas é o objetivo dos esforços da equipe do “Entre Páginas”, cuja constituição pretende abranger vários públicos: as crianças e jovens prioritariamente, mas também seus acompanhantes, pessoas que muitas vezes sofrem com a ociosidade, por precisarem enfrentar o longo tratamento de saúde de seus parentes. Funcionários do Hospital também são candidatos potenciais ao atendimento por esse acervo. 

Em 2020, devido à pandemia da Covid-19, uma bolsista da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE/UFMG), professoras e outros voluntários têm trabalhado na gravação de histórias literárias, disponibilizadas pela equipe de enfermagem através do sistema de som da ala pediátrica do Hospital de Clínicas. Assim, todos os dias os “audiolivros” são “degustados” pelas crianças e adolescentes internados, pelos seus acompanhantes e pela equipe hospitalar. 

Como você pode colaborar?

A participação tem acontecido com a “empaginação” como voluntário nos ateliês do projeto, que acontecem, em geral, na Faculdade de Letras da UFMG. Pode também doar materiais (papel contact – entre em contato para saber o modelo que utilizamos – livros literários, régua e tesoura). Para mais detalhes, entre em contato pelo e-mail do “Entre Páginas”: entrepaginasufmg@gmail.com

Nota: durante a pandemia, a participação pode ser feita com a gravação de áudios de leitura de livros. Entre em contato com nossa equipe se tiver interesse e disponibilidade para informarmos mais sobre como isso pode ser feito.

Equipe:
Faculdade de Letras da UFMG
Adriane Teresinha Sartori (Professora)
Daniervelin Renata Marques Pereira (Professora)
Nádia Santos de paiva Neves (Bolsista PRAE)
Milena Axel Nascimento Costa (Bolsista Voluntária PRAE)
Mileny de Abreu Gomes (Bolsista Voluntária PRAE)

Escola de Música da UFMG
Silas Acácio Prado (Bolsista Voluntário)

Hospital de Clínicas da UFMG
Mariotides Gomes Bezerra (Professora)
Hanriete Rotelli Temponi (Enfermeira)

Viviane Maia (Professora voluntária)